
Mais do que falar sobre saúde mental masculina, durante o novembro azul nós comemoramos o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro.
Porque dar tanta importância para isso?
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil (atrás do câncer de pele não-melanoma). O total estimado de novos casos de câncer de próstata é de 65.840 (dados de 2020), que corresponde a 29,2% dos tumores incidentes no sexo masculino. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum. O Atlas de Mortalidade por Câncer, também produzido pelo INCA, aponta 15.983 mortes por câncer de próstata. em 2019.
Inicialmente o câncer de próstata pode não apresentar sintomas, e quando surgem, são normalmente através de dificuldade de urinar; demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina, por necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
O ato de urinar é diário, e por muitas vezes passar despercebido. Fazer toda uma campanha a respeito do Câncer de próstata é nesta direção. A saúde do homem é negligenciada no geral devido ao senso comum de que quando o sintoma não é grave, é uma “frescura” – e como já vimos, delicadezas afetam a imagem da virilidade masculina.
Além deste fator, o método de diagnóstico também é cercado de tabus, pois uma das formas de diagnosticar o Câncer de Próstata é através do exame de toque retal, que deve ser feito a partir dos 45 anos (quando há fatores de risco) ou a partir dos 50 (na ausência de fatores de risco). Com esse exame, o médico consegue perceber com maior facilidade uma suposta alteração na próstata, e é importante lembrar que ele não é o único exame usado para esse diagnóstico. O exame de sangue chamado de PSA (Antígeno Prostático Específico) ajuda também a detectar uma alteração na próstata, porém de forma mais lenta e com maior dificuldade para o urologista em detectar essa possível mudança ou mesmo o tumor. O exame de Toque Retal, é o mais eficiente no diagnóstico, e acima de tudo, o mais evitado entre os homens por medo, desconhecimento ou preconceito.
#Valeotoque, o diagnóstico e intervenção precoce do Câncer de Próstata torna o tratamento mais efeitvo!